04 dezembro 2016

Um pouquinho sobre o vegetarianismo


Sempre que falo para alguém que sou vegetariana, sou alvo de diversas perguntas: "Você é vegetariana? Mas você não come nem peixe?"; "Mas por quê? Os animais já estão mortos mesmo!" e outras. Por isso, vim aqui contar um pouquinho sobre o assunto. QUERO DEIXAR CLARO QUE, EM MOMENTO ALGUM, TENHO O INTUITO DE JULGAR ALGUÉM OU TENTAR "CONVERTER" AS PESSOAS EM VEGETARIANAS, TUDO ISSO É A NÍVEL DE CURIOSIDADE. 

O que é?
O vegetarianismo é uma prática que exclui a ingestão de carnes do cardápio. Entretanto, existem diversos segmentos diferentes. De acordo com com a Sociedade Vegetariana Brasileira, são os seguintes:
(a) Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
(b) Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
(c) Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
(d) Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Por que ser vegetariano?
Existem muitos motivos que levam as pessoas ao vegetarianismo. Portanto, vou citar apenas os mais comuns, e mais pra frente faço um post mais aprofundado com motivos para ser vegetariano.

1- Respeito aos animais 
Esta razão é auto-explicativa, mas vamos lá: para você comer um animal, um animal deve morrer. Existe quem fale que "eles nascem pra isso", ou "eles são tratados bem", ou ainda "a morte deles é rápida, não dói". Primeiramente, acho isso o mais indignante: você saber que um bichinho nasce e cresce para ser morto. Eles deveriam existir para serem felizes, estarem na natureza, ao lado dos humanos, nos alegrando com vida, e não no nosso prato, sendo escravos. Segundo, que não, eles não são tratados bem. É claro que existem lugares onde eles recebem um tratamento um pouco menos horroroso, mas nunca é algo totalmente bom. Terceiro que dói, sim. É praticamente impossível morrer sem sentir o mínimo de dor, pelo menos. Isso quando a morte deles é realizada de maneira rápida, pois tem muitos matadouros que não se importam com isso.

2- Saúde 
Muitas pessoas optam por seguir uma dieta vegetariana com o intuto de evitar problemas cardíacos, com o colesterol e diabetes, já que a carne é a principal causa das doenças citadas. Além disso, já foi comprovado que é menos provável vegetarianos terem câncer do que alguém que come carne.

3- Ecologia 
Uma das maiores causas da poluição do mundo está relacionada à criação de animais; É muito mais produtivo produzir alimentos de origem vegetal: enquanto é possível alimentar 20 pessoas através da carne, 240 indivíduos podem ser alimentados vegetarianamente.

Como ser vegetariano?
Ser vegetariano é simples: basta não comer carne, seja ela de boi, frango, porco, peixe ou qualquer outro animal. Existem muitos alimentos que suprem a quantidade necessária de nutrientes, de uma maneira super gostosa e muito mais saudável.

E veganismo, o que é?
Veganos são vegetarianos restritos, ou seja, que não comem nada de origem animal; Porém, não para por aí: além da alimentação, envolve uma filosofia de vida de não escravização aos animais, ou seja, eles são contra tudo o que envolve qualquer tipo de subordinação dos bichinhos, como jaquetas de couro, produtos que testam em animais, entre outros.

Caso tenham alguma dúvida em relação ao assunto, pode perguntar, irei responder com muito carinho!
xx, Giu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenham gostado do post. Por favor, comente algo relacionado a ele. Beijos, Giulia :)