11 outubro 2015

Resenha: "Fortaleza Digital", de Dan Brown

 Acabei de ler o segundo livro de outubro, um pouco mais grosso dessa vez. O escolhido foi "Fortaleza Digital", de Dan Brown. Foi o primeiro livro do autor, lançado nos Estados Unidos em 1998 e publicado no Brasil em 2005. Fazia um tempo que tinha vontade de lê-lo, visto que minha mãe é uma adoradora de todas as obras de Brown. Porém, acabei sempre "deixando para depois", fazendo com que eu só fosse ler, efetivamente, agora. E posso garantir: cada segundo valeu a pena!

A história fala a respeito de uma empresa do governo americano mais poderosa que a CIA ou FBI: NSA, Agência de Segurança Nacional. Nela, os funcionários são responsáveis por decifrar diversos códigos que são passados através de e-mails e outras redes sociais. Entre eles, estão mensagens secretas a respeito de atentados terroristas.
Lá, há o computador mais mais caro do mundo, chamado TRANSLTR (não faço ideia de como se pronuncia isso), o qual apenas os trabalhadores da agência sabem da existência. Ele é capaz de decifrar códigos, que antes demoravam dias, meses ou  até mesmo anos, em minutos.
Em um sábado, dia de descanso para os funcionários, Susan Fletcher, uma delas, recebe uma ligação de seu chefe, o vice-diretor Trevor Strathmore, para que ela compareça urgentemente no local. Ela já estava chateada com o vato de seu namorado, David Becker, ter cancelado uma viagem na última hora.
Chegando lá, ela fica sabendo a respeito de um código indecifrável, que está tentando ser decifrado pelo TRANSLTR há 16 horas. Em seguida, ela descobre que David foi enviado por Strathmore à Espanha, para ajudar a resolver o caso.
A história gira em torno disso, mas posso garantir que não é chata, maçante nem nada do tipo; muito pelo contrário, na verdade. Foi uma surpresa muito grande pra mim, e só tenho elogios.
Estou pretendendo ler os outros de Dan Brown, especialmente "Inferno" (que minha mãe fala muito bem) e "Anjos e Demônios".

xx, G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenham gostado do post. Por favor, comente algo relacionado a ele. Beijos, Giulia :)